people
  /  Consultoria de Imagem   /  Consumo Sustentável

Consumo Sustentável

Começamos 2019 com um apelo ao consumo sustentável! O problema não está em consumir, mas sim na forma como consumimos.

A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo e tem um índice de trabalho escravo muito elevado e é necessário termos consciência do valor de produção de uma peça de roupa.

O sistema Fast Fashion é um sistema de produção em massa, que oferece moda acessível a todos. Um apelo ao consumo desmedido, ao estar “na moda” criando uma dependência nos consumidores e ocultando o lado obscuro do custo de mão de obra barata, materiais baratos e o impacto ambiental.

Com isto, quero dizer que por vezes as 20 camisas que temos, não são assim tão necessárias… até porque na maioria dos casos estima-se que usamos apenas 20% do nosso guarda-roupa. E que o podemos inovar com o auto-conhecimento e a exploração de diferentes coordenados dentro do nosso próprio guarda-roupa.

Como consumir de forma sustentável?

Slow Fashion ao contrário do Fast é um conceito de moda sustentável e consciente. Onde a transparência da produção é priorizada. Algumas dicas para que consumas de forma mais sustentável:

1 – Manteres o teu guarda-roupa organizado, com todas as peças visíveis. Assim saberás o que tens e o que não te faz falta;

2 – Conheceres o teu estilo pessoal. Não comprares artigos porque estão na moda deixando de os usar assim que esta passa;

3 – Comprar artigos em segunda mão, ou pedir emprestado a um conhecido. Por exemplo, quando tens um evento formal em vez de gastares dinheiro em peças que apenas vais usar naquela ocasião… pede emprestado! Poupas dinheiro e espaço no teu armário!

4 – Comprares artigos em lojas locais ou feitos em Portugal. Ajudar as pequenas marcas a crescer também é importante;

5 – Saberes as cores que te favorecem e as peças que favorecem o teu tipo de corpo, indo ao encontro do teu estilo pessoal;

6 – Se não tens controlo sobre o que consomes, evita as lojas! Passeia pela cidade em vez de no centro comercial;

7 – Cria uma pasta onde guardes todas os talões de compras e soma o total ao fim de cada mês. Isto, ajuda-te a ganhar noção dos gastos e onde podes aplicar o dinheiro de melhor forma. Ex. cursos e desenvolvimento pessoal.

Poderás encontrar mais dicas no meu Instagram e não te esqueças de me dizer nos comentários o teu plano para um consumo mais sustentável em 2019!

22:22

Leave a comment